jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2021

O Impacto da Tecnologia na Advocacia

Sistema Petiplus, Assistente Administrativo
Publicado por Sistema Petiplus
há 10 dias

Da mesma forma que outros setores da sociedade, o impacto da tecnologia na advocacia já é uma realidade e precisa ser assimilada pelos profissionais que desejam se manter ativos em um ramo tão competitivo.

Afinal, os próprios tribunais já estão se modernizando com processos digitais e audiências em videoconferência, principalmente agora com a pandemia da COVID-19, o que vai requerer de todos novas habilidades e competências, bem como mudanças de hábitos, por mais tradicional que seja a profissão de advogado.

Tradição x Inovação

Big Data, IoT (Internet das Coisas), realidade virtual e aumentada, por exemplo, já são termos com os quais nos deparamos cotidianamente e que têm influência direta no modo como trabalhamos, estudamos e nos relacionamos uns com os outros.

É bem verdade que a Advocacia é considerada uma das áreas mais tradicionais de que se tem conhecimento. Entretanto, isso não significa que ela não tenha de acompanhar as inovações que surgem diariamente no mercado.

Ao contrário, exatamente por lidar com problemas relacionados às mais diferentes esferas da sociedade, os advogados devem entender e se utilizar de ferramentas para agilizar e facilitar seus processos diários.

Em outras palavras, a tradição deve incorporar a inovação pelo simples motivo de que não são excludentes, mas parceiras em um mundo que se transforma e se reinventa a cada dia.

Uma profissão desafiadora e complexa

Fazer a gestão de cada processo em andamento, acompanhar as modificações na Lei e conhecer súmulas e jurisprudências que, com o passar do tempo, só vão se avolumando, não é tarefa fácil.

Em meio a tudo isso, o advogado ainda tem de se relacionar com o cliente, apaziguar ânimos, buscar alternativas de resolução dos casos, argumentos plausíveis, convincentes, legais, sem mencionar petições, recursos, cálculos e, claro, as audiências. Sim. A rotina de quem trabalha na área jurídica é dinâmica e complexa.

Por esse motivo, desenvolver um trabalho árduo como esse de maneira competente merece ser executado com o auxílio da tecnologia.

O impacto da tecnologia na Advocacia

A tecnologia tem colaborado com a Advocacia, na medida em que oferece softwares e aplicativos capazes de executar atividades puramente operacionais, a fim de que haja mais tempo para que o advogado se dedique ao estudo dos casos aumentando sobremaneira seu êxito nas demandas.

Hoje, já somos capazes de elencar uma série de ferramentas por muitos consideradas fundamentais para os advogados, uma vez que com elas é possível:

  • Gerenciar grupos de trabalho;
  • Armazenar dados em nuvem;
  • Executar buscas nos Diários Oficiais;
  • Fazer toda a gestão administrativa do escritório;
  • Medir a produtividade dos profissionais;
  • Consultar sites de vários tribunais.

Até mesmo as petições foram alvo de evolução com o lançamento de uma plataforma para redigi-las com nível de assertividade incrível. É a PETIPLUS.

Nas peças elaboradas com a PETIPLUS, há todos os requisitos para uma petição correta, além de constarem jurisprudências, casos análogos, para que ela sempre seja contextualizada com a área do Direito e o caso no qual o advogado está trabalhando.

Se mesmo assim você desejar inserir outras informações que julgar pertinentes ao processo, pode fazê-lo, deixando sua petição ainda mais customizada.

Conheça a PETIPLUS, uma maneira inteligente de fazer com que a tecnologia trabalhe a seu favor, causando um impacto mais do que positivo em seu escritório de Advocacia.

Atualmente o processo eletrônico chegou, o advogado não precisa mais ir ao Fórum como antigamente, inclusive durante a pandemia, até as audiências trabalhistas ocorreram mediante a utilização de aplicações de videoconferência.

Neste sentido, outras ferramentas surgem em prol da evolução da área, uma delas é a nossa.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)